"Hay hombres que luchan un dia y son buenos.
Hay otros que luchan un año y son mejores.
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos.
Pero hay los que luchan toda la vida: esos son los imprescindibles."

Bertold Brecht

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reflexões sobre educação - Parte 1

Penso em educação hoje. Isso estudo, mas não referencio, acho original pensar em cima do que os outros falam, pois depois que falo isso já não é mais meu, é do mundo. Minha mente matemática aceita aquilo que é lógico, não é porque foi uma pessoa mais estudada que falou é que isso tem mais validade do que o que eu falo, eu falo utilizando a lógica, e claro, a minha lógica.

Minhas reflexões me levam a crer que a questão educacional no nosso país é muito complicada, os estudos que vejo hoje em dia são estudos localizados, apesar de não acreditar em generalizações (acho bizarro generalizar), acredito que mestres e doutores deveriam desfocalizar suas pesquisas de realidades isoladas e levar a um patamar maior - estudar a realidade educacional brasileira - encontrar soluções glolbais e não localizadas (como colégios específicos), que por vezes servem apenas para titulação.

É isso o que acontece hoje, a LDB/96* fala da expansão do ensino profissionalizante rápido, fala muito em cursos dinâmicos que abasteçam o mercado de trabalho... tudo bem que o foco do ensino técnico, superior, etc. é formar profissionais, mas esses profissionais devem ser qualificados a exercer a função a qual são habilitados. Não basta termos professores mestres e doutores nas universidades, se esses são apenas titulados, eles dever ser de fato qualificados, o título não deve ser de qualquer um.

Lá, quando a lei foi criada, a demanda era uma, hoje essa visão está defasada, hoje precisamos de pessoas bem formadas, qualificadas, e não simplesmente habilitadas. Ter licença pra ser professor não pode ser uma coisa pra qualquer um, o professor tem muita responsabilidade nas mão, lida com os seres humanos mais controversos (adolescentes), quer tarefa mais difícil que essa? Não pode ser tarefa pra qualquer um.

Continua...
LDB/96 - Lei de diretrizes e bases da educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que vier à mente, sem pudores por aqui!!